In Artigos, Campanhas, Clipping, Entrevistas, Eventos, Notícias
Vítimas do Trânsito são lembradas com evento em São Paulo no dia 18

A partir de 2005, por ideia e determinação da Organização Mundial das Nações Unidas, todo terceiro domingo do mês de novembro é o Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito. O objetivo é lembrar as pessoas que morreram em decorrência de acidentes de trânsito, e homenageá-las, bem como suas famílias. Desde 2008 a data é celebrada no Brasil e, em 2012, o evento acontecerá em São Paulo, no dia 18, com shows musicais, ato ecumênico e atividades para crianças, no Parque da Juventude.

Realizador do evento, o presidente da ONG Trânsito Amigo Fernando Diniz relembra que a data já é comemorada desde 1993 no Reino Unido, e só foi absorvida pela ONU depois. “No Brasil começamos com uma celebração relativamente modesta na Avenida Atlântica (Copacabana). Com o tempo fomos tendo mais visibilidade”, conta. O evento repetiu-se em 2009 no Rio e foi para Florianópolis (2010) e Curitiba (2011). Em 2013, planeja-se que o evento aconteça em Brasília, por causa do lançamento da campanha Pela Consciência no Trânsito e pelo ato de criação do Conselho Nacional pela Redução de Acidentes, assumido pela presidente Dilma Rouseff.

Engenheiro de formação, Fernando Diniz montou a ONG em 2003, após a morte de seu filho Fabrício num acidente de carro na Avenida das Américas, Barra da Tijuca, Zona Oeste carioca. Chegando ao local, ele descobriu que o jovem estava com amigos num veículo cujo motorista estava “brincando de acelerar”. Além de Fabrício, duas jovens de 18 anos também morreram no acidente. O engenheiro, que havia sido avisado do acidente ao ligar para seu filho e ser atendido por um policial, chegou a ver o corpo de Fabrício estirado na pista. “Você fica trêmulo, anestesiado, é um desespero total”, disse à Veja Rio em setembro de 2006. O acidente ocorreu num domingo à noite.

Diniz reconhece que a ida para São Paulo é um grande desafio. “Trata-se de uma cidade complexa e muito grande. E ainda assim conseguimos fazer um evento de grandes proporções. Reunimos várias ongs, sindicatos e associações. Temos mais de 20 parceiros”, afirma ele. Apesar da tristeza que paira sobre a data, ele visualiza um evento alegre. “Vamos fazer um grande congraçamento. É uma data para que as pessoas não sejam esquecidas. Não é um acontecimento triste. Estamos lá para homenagear os que já se foram e celebrar a vida”. Alertar e conscientizar, claro, faz parte, já que há muitos depoimentos de parentes de vítimas. “Nossa grande mensagem é: não queremos ver você com sua foto estampada num cartaz, nas próximas campanhas contra a violência no trânsito”.

O evento de 2012, lembra Diniz, era para ter acontecido no Rio. “Mas estamos em luta com o prefeito Eduardo Paes para que possamos erguer o Memorial das vítimas do Trânsito. Foi um projeto doado por um arquiteto amigo, com custo doado por uma seguradora, sem nenhuma despesa para a prefeitura. Foram infundadas todas as tentativas até então. Veremos como vai ficar”.

Fonte: Trânsito Seguro

Leave a Comment

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Start typing and press Enter to search