Salvador Celebra o DIA MUNDIAL EM MEMORIA DAS VITIMAS DE TRÂNSITO
A Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou resolução conclamando todos os países para que definissem o terceiro domingo do mês de novembro de cada ano, como o dia dedicado à memória das vítimas da violência sobre rodas. A ONU também proclamou oficialmente o período de 2011 a 2020 como a Década Mundial de Ações de Segurança no Trânsito, com o compromisso formal em torno de definição de políticas públicas e ações efetivas em defesa da segurança no trânsito e da prevenção das mortes e dos traumas nas ruas e estradas de todo o mundo.
Diante do exposto, o Comitê de Estudos e Ações para o Trânsito e Vida – CEATV, realizará o II Colóquio de Trânsito no dia 19 de novembro de 2010, no Auditório do SEBRAE /BA , das 08h30 às 13:00 horas e a 1ª CAMINHADA EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DE ACIDENTES DE TRÂNSITO, no dia 21 de novembro, saindo da Ademar de Barros – Ondina até o Farol da Barra, em Salvador, que certamente chamará a atenção da sociedade soteropolitana para os efeitos trágicos dos acidentes de trânsito.
Nesses desastres, morrem mais de um milhão de pessoas por ano em todo o planeta. Os jovens representam a maioria das vítimas, que, muitas vezes, ficam com seqüelas pelo resto da vida. Ao lado da violência urbana, os acidentes de trânsito são a causa mais importante de mortalidade entre jovens adolescentes e adultos com menos de 35 anos, principalmente os do sexo masculino, que são os mais envolvidos em ocorrências fatais.
Cabe ressaltar que a perda de um ente querido, filho, familiar ou amigo, não tem preço. Portanto, precisamos salvar as pessoas desse tipo de morte, previsível e totalmente evitável.
O objetivo do evento é chamar à atenção da população para os problemas dos acidentes de trânsito e apoiar os governantes na formulação e implantação de políticas públicas voltadas para a segurança viária.
Para tanto, convidamos toda a sociedade a entrar nesta frente mundial por um mundo com mais justiça, paz e, sobretudo, educação no trânsito.