Guarulhos organiza o 1º Fórum Municipal de Educação para o Trânsito e Mobilidade.
A exemplo do que ocorrerá nas principais cidades do mundo, a Secretaria Municipal de Trãnsito de Guarulhos promoverá o Fórum Municipal de Educação para o Trânsito e Mobilidade que representará o grande início de uma sucessão de trabalhos voltados à Década Mundial de Ações de Segurança no Trânsito buscando consolidar uma grande rede social para a disseminação dos conceitos de segurança e de novas posturas no espaço de circulação pública, levando à reflexão sobre a co-responsabilidade pela segurança e qualidade na prática do ir e vir, direito básico do cidadão.
A iniciativa vem como reação à realidade mundial contemporânea em que, segundo dados da OMS – Organização Mundial de Saúde, morrem anualmente cerca de 1,3 milhão de pessoas em acidentes de trânsito no mundo, e entre 20 e 50 milhões são feridos. Em diversas frentes serão programadas medidas visando a redução significativa desses números, sendo a Educação para o Trânsito, sem dúvida, um dos principais instrumentos para o sucesso deste empreendimento.
Esperam-se para o período estabelecido várias e intensas ações educativas e conscientizadoras, apresentando os múltiplos fatores componentes da grave situação atual e propondo a adesão da sociedade no sentido de minimizá-los. Assim, a Prefeitura Municipal de Guarulhos, através da Secretaria de Transportes e Trânsito e da Escola Pública de Trânsito, promove este Fórum Municipal de Educação para o Trânsito e Mobilidade, no próximo dia 26 de novembro de 2010, colocando em discussão questões como fatores de risco, modelos de educação e comunicação, implantação de normas, e formação e atualização dos diversos agentes ligados à organização do trânsito urbano.
Data – 26 de novembro de 2010.
Local – Hotel Matiz
Rua Pedro de Toledo, nº 1000
Programação
8h às 9h
Credenciamento
Café
9h
Eixo Saúde Urbana
Problematizar as conseqüências diretas e indiretas do sistema trânsito na qualidade de vida, com ênfase na questão ambiental e nos acidentes de trânsito e suas seqüelas.
Representante do Ministério da Saúde
Marcelo Nery – Representante do Núcleo de Estudos da Violência – Universidade de São Paulo
Arq. Urb. Marli Araújo – Secretaria Municipal de Meio Ambiente
12h às 13h30
Almoço
14h
Eixo Educação para o Trânsito e Mobilidade
Discutir estudos e propostas destinadas ao público jovem, considerando-o como protagonista e vítima da maioria dos acidentes de trânsito. Ainda deverá buscar meios alternativos de sensibilização deste público, dada as inovações tecnológicas e o excesso de informação recebida e mal utilizada.
Eduardo Biavati – Mestre em Sociologia e Especialista em Segurança no Trânsito e Membro Titular da Câmara Temática de Educação e Cidadania do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), para o biênio 2010-2011.
Inspetor Márcio Pontes – Chefe da 1ª Delegacia Polícia Rodoviária Federal
Representantes das Secretarias Municipal e Estadual de Educação
17h30
Encerramento das atividades
Coquetel
Público alvo preferencial
– Educadores das redes municipal, estadual e particular de ensino;
– Técnicos e profissionais que atuam no Sistema Nacional de Trânsito (projetistas, engenheiros, agentes e etc.);
– Graduandos das áreas afins (Faculdades e universidades do município);
– Educadores e instrutores de trânsito;
– Instituições policiais: Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Guarda Civil Metropolitana e Corpo de Bombeiros;
– Autoridades municipais;
– Membros e parceiros do CIPVT – Comitê Intersetorial de Prevenção da Violência no Trânsito.
Vagas limitadas.
As inscrições serão realizadas pelo site www.guarulhos.sp.gov.br, a partir de 03 de novembro.