em Artigos, Destaques, Galeria de Fotos

Lei Federal 13.103: determina a realização de exame toxicológico (exame do cabelo) para emissão e renovação da CNH para motoristas das categorias C, D e E. A medida começaria a valer em 01/06/15, mas pela quarta vez foi adiada pelo CONTRAN, postergando-a para 01/01/16. Este último adiamento é ilícito, pois já existe uma lei promulgada.

Nesses 20 meses de adiamento da Lei, cerca de 30 mil vidas poderiam ter sido poupadas e 200 mil pessoas ficaram gravemente feridas nas estradas brasileiras.

A decisão do CONTRAN vai contra o desejo da sociedade, que, em pesquisa realizada pelo IBOPE em abril deste ano, aprovou a realização periódica de testes em motoristas profissionais de ônibus, vans e caminhões para detectar o uso de drogas como maconha, cocaína, heroína, ópio, entre outras. A ação preventiva teve a aceitação de 95% da população e de 96% da categoria.

  • A tecnologia definida na Lei 13.103 conhecida como “teste de larga janela”e´a única que permite detectar com extrema precisão se o profissional fez uso de alguma substância psicoativa nos últimos 90 dias, entre elas, os rebites (anfetaminas), cocaína, crack e maconha.

Assista matéria da Globo News com Fernando Diniz. Clique aqui

Deixe um Comentário

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar