In Artigos, Clipping, Notícias
Uma das mais movimentadas do Estado, a BR-101 lidera o ranking em irregularidades

Um flagra na manhã desta quarta-feira chamou atenção da Polícia Rodoviária Federal (PRF): um carro foi fotografado trafegando a 181 km/h na BR-101, em Biguaçu, onde o limite é de 100 km/h.

Em uma semana de fiscalização, a PRF registrou cerca de 11 mil carros com excesso de velocidade nas rodovias federais em Santa Catarina. Uma das mais movimentadas do Estado, a BR-101 lidera o ranking em irregularidades. Só na manhã desta quarta-feira, quase 600 casos foram registrados no km 177, em Biguaçu.

Os radares fotográficos da PRF estão fiscalizando as BRs de Norte a Sul. Desde a última quarta-feira foram 10.950 imagens de veículos com velocidade acima do limite permitido.

O excesso de velocidade é apontado como um dos principais causadores de acidentes ou agravador de suas consequências. A matématica da violência no trânsito assusta: quando a velocidade duplica, as distâncias de frenagem e o impacto da batida quadruplicam. Conforme estudos, a probabilidade de sofrer acidentes graves ou fatais cresce de 8 a 16 vezes.

O pé no acelerador também pode criar o “efeito de túnel”, conforme a PRF. Quando a velocidade aumenta, o campo visual reduz, e o motorista não consegue ver com exatidão outros veículos, pedestres ou animais que se aproximam.

Fonte: DIÁRIO CATARINENSE – 25/01/2012

Leave a Comment

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Start typing and press Enter to search